sexta-feira, 26 de novembro de 2010

História do Diabetes

           Os Primeiros relatos do diabetes na história datam da época do antigo egito, antes da era cristã. O papiro de Ebers, de 15 a.c, trazia menções á doença pela descrição de seus sintomas. Mas, foi somente em 70 d.c que o médico grego Areteu da Capadócia conseguiu descrever a doença, nomeando - a de "diabetes", sifão, em grego, relacionando - a ao seu sintoma mais evidente, que é a eliminação exagerada de água pelos rins, sem fixar se no organismo. Além disso, o médico observou que a doença silenciosa trazia quatro características marcantes: muita fome (polifagia), muita sede (polidpsia), fraqueza (poliastenia) e muita urina(poliuria). Ele a considerava perigosa e misteriosa, uma vez que, mesmo com a ingestão de uma quantidade grande de alimentos, a pessoa continuava com a fraqueza e que, muito comumente, os portadores da doença entravam em coma antes de morrer.
             Não houve grandes estudos sobre a doença após esse periodo. Somente em 1670, o médico inglês Thomas Willis, buscando um melhor entendimento do diabetes, provou a urina de alguns pacientes, atestando seu sabor adocicado. Mais tarde, em 1815, o doutor Chevreul descobriu que o sabor doce da urina referia se á glicose. Surgiu, então, o nome "Diabetes Mellitus", do latim: mel, ou adocicado.
Em 1869, Paul Langerhans descobriu que o pâncreas produzia um determinado tipo de células que davam origem a alguma substancia, nomeando as de "ilhotas de Lngerhans".
Mais tarde, em 1889, dois cientistas alemães, Minkowski e VonMering descobriram que essa substancia produzida pelo pâncreas seria capaz de controlar a taxa de açúcar no sangue, evitando os sintomas do diabetes.
            Mas foram os jovens, canadenses Charles Best e Banting que conseguiram isolar essa tal substancia (a insulina) e demonstrar seu efeito no controle de glicemia, em 1921. essa descoberta possibilitou maiores expectativas de vida aos diabéticos, uma vez que a doença, em grande percentual, era fatal.
Hoje, o transplante de pâncreas passou a ser considerado uma boa alternativa para portadores do diabetes tipo 1, além disso, existe uma Langerhans, produtoras da insulina. O Brasil é considerado líder nas pesquisas deste tipo de tratamento juntamente com a Universidade de Alberta, no Canada

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tipos de Diabetes:

Aumento de Função das Glândulas Endócrinas
Neste caso, a ação da insulina é dificultada por causa de doenças glândulas, como tireóide (hipertireoidismo),supra - renal (doença de Cushing) e hipófise (acromegalia ou gigantismo).


Doenças Pancreáticas
Mais frequentes naqueles com antecedentes familiares da diabetes Tipo2. 
Ou nos casos de retirada cirúrgica de 75% do pâncreas, pancreatite cronica (normalmente ocasionada por alcoolismo) e, a mais rara, por hemocromatose (destruição pancreática por deposito de ferro).


Desnutrição e Fibrocalculoso
Ocorre em jovens com dieta da baixa ingestão proteica, causando a 
destruição das ilhotas e diminuição da produção da insulina.


Insulinopatia - Anormalidade da Insulina
O organismo produz uma quantidade maior de insulina, mas com uma alteração 
de sua estrutura molecular, não sendo eficaz.


Tipo Lada (Latent Autoimmune Diabetes in Adults)
Denominada como Diabetes Tipo 1,5 é comumente confundida com a Tipo2, 
porém, neste caso, a doença atinge pessoas entre 35 e 60 anos. Para esse grupo, 
existe um maior risco de doenças cardiovasculares.


Poliendocrinopatia Autoimune
Existem anticorpos anticélulas produtoras de insulina.


Resistência à Insulina
Podem ser defeitos nos receptores de insulina e/ou, presença de anticorpos antireceptores.

Entendendo o Diabetes...

          Diabetes Mellitus é o nome cientifico da doença. Um problema metabólico caracterizado por um aumento anormal de açúcar no sangue. A glicose, ou o açúcar, é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode causar sérias consequências e doenças secundarias, podendo afetar olhos, rins, nervos, ou o coração. O diabetes não tem cura, porém, ha tratamentos á base de insulina que controlam o grau da doença, proporcionando uma vida saudável aos portadores.
         O organismo precisa da insulina  para realizar o transporte da glicose ás células, para, então, transformá - la em energia a ser distribuída por todo o corpo.
existem três principais tipos da doença: Tipo1, Tipo 2 e a gestacional. Porém, ha alguns outros tipos, menos frequentes, que são os diabetes secundários

O que é Diabetes?

      O Diabetes é uma doença silenciosa, que demora a se manifestar e que, se não tratada, pode trazer sérias e graves consequências ao portador. Depois de diagnosticada é tratado com acompanhamento médico especializado, unindo o tratamento a uma dieta equilibrada e exercícios físicos e, quando necessário com a utilização de insulina.
      Hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença atinge cerca de 240 milhões de pessoas diagnosticadas, que ocorrem em todo o mundo, porém com o maior índice de crescimento do tipo 2 nos países mais desenvolvidos, devido principalmente ao crescimento da obesidade em tais países. esses números revelam que cerca de 6% da população sofre da doença e ,segundo uma projeção internacional, até 2025 esse número deve aumentar em 50%, chegando a uma população mundial de 380 milhões de diabéticos.
      Aqui, inauguro uma série voltada inteiramente a este assunto: o diabetes.Para você, que é portador de diabetes, e para todos aqueles que conhecem pessoas na mesma situação, trago uma composição de informações úteis, desde as mais básicas, com explicativos sobre os sintomas e causas da doença. Espero informa - los com qualidade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um Dia na Base Aérea

                                                             Eu e Meu Amor na Base Aérea, 
                                                                Um dia Muito Divertido.

Um Dia Muito Especial






 Um Grande Dia, Um Momento Tão Esperado
Graças a Deus Consegui Realizar
Mais um dos Meus Sonhos !!!

domingo, 21 de novembro de 2010

Instrumentação Cirúrgica

                                              Comecei o Curso de Instrumentação Cirúrgica,
Estou Amando Fazer, é muito gratificante poder ajudar alguém.
Esta é uma das fotos Conheçendo os instrumentos.

Minha Gravidez

Estou Gravida
Uma Bênção em Minha Vida
Estou Muito Feliz, Com essa Criança 
que me Trará Muitas Felicidades
Estou Muito Ansiosa Para te - lo em Meus Braços.